Nasceu em Governador Valadares - Município do Estado de Minas Gerais, em 01 de abril de 1966. Sua trajetória é marcada por superação, uma história de vida, repleta de empenho e dedicação.
Mestre Roberto quando menino foi encontrado pelo seu Mestre Antônio Nunes da Silva, nas ruas de Governador Valadares, na época com 6 anos de idade, ele foi acolhido por Antônio em sua casa, que procurou saber de quem era filho aquele menino, e imediatamente localizou sua família. Mestre Antônio entrou em contato com a família , e pediu autorização para ensina- lo as artes marciais; imediatamente sua mãe concordou em deixa-lo ensinar, tornando o segundo filho do Mestre Antônio.
Durante sua trajetória dos 6 aos 17 anos de idade, Mestre Antônio lhe ensinou a arte do Kung fu, com 17 anos e três meses, durante sua adolescência, ele se mudou para a capital Belo Horizonte, com sua família.
José Carlos (Mestre Roberto) nasceu em uma Família sem recursos financeiros, começou a trabalhar para ajudar sua família, mas nunca deixando as artes marciais de lado, sempre praticando e principalmente estudando.
Atualmente mestre Roberto mora no Bairro Vitória em BH, realizando diversos trabalhos, levando para comunidade seu aprendizado. Ele fundou o Projeto Kung Fu Social ensinando as crianças e jovens a prática do Kung Fu, tirando muitos jovens do uso de dependências químicas, socializando e tornando atletas e cidadãos, tornando os conhecidos e obtendo êxito, com diversos prêmios como: campeões Mineiro, Brasileiro, Sul-Americano, Pan-Americano, Mundial e Intercontinental e vários outros campeonatos de artes marciais em busca de conhecimento.
Mestre Roberto foi Homenageado na Câmara Municipal por quatro vezes consecutivas, recebendo a chave de Belo Horizonte/MG e na mesma casa recebeu o Grande Colar do Mérito Legislativo Municipal, ele homenageado também na Câmara dos Deputados na cidade de São Paulo, recebendo o título de grandes mestres das artes marciais.
Mestre Roberto foi o idealizador do Kung Fu, sistema educacional nas escolas de Belo Horizonte com intuito de resgatar jovens estudantes com dificuldade de aprendizado, melhorando suas notas, dando confiança e melhorando sua autoestima.
Ele recebeu também a homenagem da Faculdade Ecológica Hagnos e do Instituto Brasileiro de Artes Marciais Chinesas e da Faculdade Geológica Hagnos o título de Doutor Honoris Causas em Ciências da Educação Cognitiva, Saúde, Esportes e Artes Marciais, além de ser reconhecido pelo Instituto Brasileiro de Artes Marciais Chinesas, recebendo o título de Grão Mestre em Kung Fu, também foi reconhecido pelo Instituto Internacional de Artes Marciais Chinesas, recebendo o título de Grão Mestre em Muay Thai e pela Confederação Mundial de Artes Marciais Amador e Profissional, recebendo o título de Grão Mestre em Muay Thai e Kick Boxe.
Mestre Roberto atualmente é Presidente e fundador da Associação Garra Forte de Artes Marciais Chinesas, fundada em 1987, com o objetivo de ensinar as artes marciais e dando oportunidade aos jovens a praticarem artes marciais com ética e profissionalismo, ele é também fundador da Federação Mineira de Esportes de Contato e Fundador da CBAMECAP.
Todas as entidades citadas organizam eventos de artes marciais homologados pela Secretaria de Esportes, dando oportunidades a mestres, professores e atletas a se destacarem no mundo das artes marciais, além de arrecadar alimentos não perecíveis para instituições que realizam trabalhos sociais, beneficiando pessoas carentes das comunidades com cestas básicas.
Ele é o idealizador do projeto de lei que criou o dia das artes marciais no estado de Minas Gerais, teve participação, também na criação da bolsa atleta estadual e participação da PEC que se encontra em Brasília, Distrito Federal, para ser votada e se tornar lei, com a finalidade de reconhecer os professores de artes marciais como profissional com seus respectivos Conselhos Federais e Regionais.
Conheça mais das nossas entidades e do senhor José Carlos da Silva - Mestre Roberto, no site www.garrafortemestreroberto.com.br , no facebook , no site da Femin www.femin.com.br e no site da CBAMECAP www.cbamecap.com.br.