Estilos Marciais

Existem diversos estilos de artes marciais chinesas. Muitos deles buscavam seus próprios conjuntos de técnicas e ideias. Existem estilos que imitam movimentos de animais e outros que se concentram totalmente na crença de controlar a energia. Há também os que focam totalmente em competições e exibições. Além disso, muitos destes estilos possibilitam o uso de um amplo arsenal de armas chinesas.

Kung Fu

Significa disciplina ou habilidade que requer esforço supremo para se adquirir domínio. Pode, também, significar um trabalho efetuado, uma tarefa, força, habilidade, um triunfo em algum campo ou habilidade de qualquer classe, ou seja, Kung Fu quer dizer "Tempo de Habilidade". Um meio de defesa própria por excelência uma filosofia de vida por definição, datada de mais de 5000 anos.

Características essenciais do verdadeiro Sifu

Paciência, sabedoria, bondade, e restrição, além de refinamento cultural e desenvolvimento de Chi (energia interior) e I (força de vontade).

Outras terminações chinesas do Kung Fu

Chuang Kuo Chuan (Box Chinês) e Shuai Chiao (Luta Chinesa). Na China em 1912, o nome Kung Fu foi substituído oficialmente por Kuo Shu (Artes Marciais) e atualmente Wu Shu (Artes Marciais ou Guerra).

Como funciona o Kung Fu?

O Kung Fu é uma das principais artes marciais e sua história se confunde com a do Karatê e a do Jiu Jitsu. No entanto, sua origem é o Tai Chi Chuan, gênero de ginástica oriental que lhe inspirou os movimentos. As dificuldades em se conhecer sua evolução através dos tempos se deve ao fato de que seus segredos eram passados verbalmente pelos mestres a seus discípulos. Assim, quase nada foi escrito sobre essa modalidade de luta que visa, principalmente, a autodefesa.

Uma antiga lenda oriental conta que os deuses ensinaram aos homens as técnicas de combate que um dia constituíram o Kung Fu. No entanto, o primeiro registro histórico sobre essa modalidade de artes marciais remota do ano 3.000 A.C, foi quando um médico chamado Hua To criou uma seqüência de movimentos com a finalidade de tonificar o corpo de seus pacientes e acalmar as tensões dos nervos do dia a dia no campo. Esses movimentos foram inspirados em animais como gato, a águia, a cobra, e o gafanhoto.

Existe também, uma origem atribuída a um militar chamado Yuen-Fei e relacionada aos movimentos do Tai Chi Chuan. Seu objetivo era de estimular a musculatura com exercícios de contração e de relaxamento.  Terceira possível origem do Kung Fu diz respeito à introdução dessa prática na China, através do Budismo.

O monge indiano Boodhidarma, que viveu há 1400 anos, ensina o Budismo através da meditação. Ele fundou um mosteiro em Shaolin, na China, e lá obrigava os discípulos a praticar exercícios rigorosos levando em conta os Manchus que se refugiaram no monastério e ensinaram técnicas de combates aos monges, o que deu origem ao Box Chinês, mais conhecido como Kung Fu.

Além de imitar os movimentos dos animais, as técnicas desse tipo de luta, também definem o estilo dos lutadores.

Equilíbrio, concentração, respiração e agilidade são fundamentais para a prática do Kung Fu. Combinando ritmo e disciplina, é possível utilizar a energia vital – o Chi – que anima e harmoniza o corpo e a mente como atividade física. Esse tipo de artes exige a prática de exercícios específicos e rigorosos, numa sessão de movimentos circulares e elegantes. No entanto, os grandes mestres garantem que o segredo da eficácia do Kung Fu não esta na força física ou muscular e sim, na maneira como o utilizamos para lutar é preciso manter a calma, esvaziar a mente e o corpo.

Para explicar as técnicas do Kung Fu, com precisão, é preciso conhecer um pouco da anatomia humana, sabendo a localização das articulações, órgãos vitais e centros nervosos.

Como todas as artes marciais, esse tipo de luta não deve ser utilizado para agredir as pessoas, mas apenas como tática de defesa e como técnica para manter a harmonia entre o corpo e a mente. Por melhor que seja o lutador, ele sempre corre o risco de encontrar um adversário mais forte, ou melhor, preparado para o combate. O verdadeiro praticante de Kung Fu tem um temperamento dócil, visando superar seus limites interiores e nunca se exibe diante dos outros.

Veja também:

Kung Fu Shaolin Tai A Dança do Leão Kwan Kun Wushu Tai chi chuan Estilo Macaco A lenda dos Oito Imortais Bêbados

Kick Boxing

O Kick Boxing tem origem no Full Contact, que foi quem efetivamente agregou essas técnicas de combate para originalmente pode-se efetuar combates entre praticantes destas diversas modalidades em contacto total: agora o objetivo passa a ser o KO, tal como no Boxe e no Muay Thai, em vez da tentativa de apenas acertar no adversário com o intuito de pontuar, como se passa no Karaté e no Tae kwon-dô.

O Kick Boxing surge devido a uma "insuficiência" do Full Contact: os golpes tinham que ser desferidos obrigatoriamente acima da cintura. Portanto o que difere o Kick Boxing do Full Contact é a possibilidade de poder-se desferir golpes abaixo da cintura (mas acima do joelho), através dos famosos pontapés com a tíbia às coxas internas/externas dos adversários (Low Kick). Portanto, é como o próprio nome indica, é a arte de combinar o boxe ortodoxo e o melhor das técnicas orientais em termos de batimentos de pernas. Kick significa pontapé).

Sanshou / Boxe Chines - Sanda

O Sanshou também pode ser chamado de Boxe chinês é uma denominação genérica que se refere à aplicação em combate das diversas formas tradicionais de arte marcial chinesa.

Origem

Os historiadores acreditam que o boxe chinês iniciou-se alguns séculos atrás quando as lutas corporais se tornaram uma prática popular na China. No início não existiam regras e as lutas terminavam sempre com ferimentos graves ou a morte de um dos lutadores.

Com o tempo o boxe chinês passou a se tornar um esporte, sendo atribuídas regras, equipamentos de proteção e técnicas de finalização, como: chaves, estrangulamentos, cabeçadas, etc. Desta forma as lutas adquiriram um formato mais dinâmico e menos violento, reduzindo os riscos de lesar o adversário. As técnicas utilizadas incluem socos, chutes, joelhadas, projeções e luta de solo.

Na atualidade, os atletas podem lutar nas modalidades Sanshou e Sandá. É a parte voltada para o combate nas competições de Wushu (Kung fu)

Benefícios

O boxe chinês é um esporte de risco, porém não deixa de ser bom para o praticante, trazendo muitos benefícios. A sua prática melhora as condições cardio-respiratória, a percepção, a concentração, as condições físicas e a auto-estima.

O que é Muay Thai?

Muay Thai ou Boxe Tailandês é uma arte marcial com mais de 1.000 anos de existência, que emprega técnicas de ataque com pés, mãos e braços De acordo com antigos escritos, as 8 armas básicas do Boxe Tailandês são os punhos, os cotovelos, os joelhos e os pés. Algumas modalidades de luta semelhantes, mas menos conhecidas também são praticadas em outros países asiáticos, como Birmânia, Laos e Camboja. A história do Boxe Tailandês está ligada à migração, nos séculos XII e XIII da nossa época, das tribos Thai (cuja tradução é "Livres"), das Províncias de Jiangxi, Sichuan e Hubel, no sul da China, para região que hoje é a Tailândia. A maioria dos autores concorda que Muay Thai teve sua origem no Kung Fu chinês; o que não o desmerece nem diminui sua fama no panorama das artes marciais. O Kung Fu chinês provém de uma cultura ancestral e tem seu registro histórico datado de 2674 antes de Cristo.


História e Origens

Durante o século XIII a migração das tribos Thai foi muito intensa, devido à perseguição dos mongóis que vinham do norte. Em virtude disso alguns estudiosos supõem que o Muay Thai tenham se originado do Boxe Chinês(Kung Fu), sofrendo, porém alterações significativas através do tempo. Segundo uma outra corrente, o Muay Thai surgiu durante os repetidos combates entre os Tailandeses e seus vizinhos da Birmânia, do Khmer e do Vietnã. Uma antiga lenda tailandesa conta a história de um lutador chamado Nhai-Khon-Don, que após ser capturado pelos birmaneses, conseguiu se libertar de 12 espadachins. Em homenagem a este homem se realizam anualmente torneios de Muay Thai. Segundo uma outra lenda do século XIV, o resultado da luta de dois boxeadores determinaria o nome daquele que subiria ao trono da Tailândia . Após a morte do velho Rei Sem Muang Ma, seus filhos Feng Kong e Yi Kumkam não conseguiram chegar a um consenso sobre qual dos dois assumiria o lugar do pai. Essa rixa quase se transformou em guerra civil. Os representantes dos dois lados decidiram, então, que o futuro rei seria o lutador que se sagrasse campeão em uma luta de boxe. O vencedor , coroado rei, foi um lutador do acampamento de Yi Kumkam. O registro mais antigo sobre Muay Thai é do ano de 1560 e descreve a luta entre o príncipe tailandês Naresuon e o herdeiro do trono birmanês. A luta durou algumas horas e terminou com a morte do herdeiro do trono da Birmânia, o que fez com que o seu povo, após perder o seu líder, suspendesse o ataque aos tailandeses. Muay Thai teve o seu ponto alto durante o reinado de Pra-Chao-Sua (início do século XVIII), que também era mestre nesta arte marcial. Conta-se que o rei, chamado "O Tigre", tinha o hábito de sair secretamente do Palácio para participar de torneios de luta. Para não ser reconhecido, usava uma máscara e, na grande maioria das vezes, vencia seus adversários. Nesta época, o Muay Thai fazia parte da preparação para a formação militar e ra ensinado em todas as escolas. Antigamente não havia categorias (definidas de acordo com peso) e nem os rounds. As lutas eram muito violentas; os lutadores lutavam descalços e sobre as mãos usavam bandagens de cânhamo ou de tecido de algodão; a proteção do baixo ventre era feita com cascas de coco. Eram permitidos todos os tipos de técnicas de ataque com as mãos, braços e pés, com pouquíssimas restrições. Para fortalecer os punhos e os pés, o treinamento incluía, entre outros, bater em troncos de palmeiras, correr longas distâncias e exercícios dentro da água. A alimentação dos lutadores era basicamente vegetariana. Também era vegetariana a alimentação dos monges budistas de Shaolin, líderes na codificação do Kung Fu chinês. As aplicações de algumas técnicas desta época se mantiveram inalteradas até os dias de hoje. Após a 2º Guerra Mundial, porém, o Muay Thai sofreu grandes mudanças, sobretudo no tocante às regras. As mudanças fizeram com que esta antiga arte marcial se transformasse em uma modalidade esportiva de luta muito atraente, contando atualmente com um número de adeptos. Estas pessoas se dedicam ao Muay Thai para aprimorar a autodefesa ou, simplesmente, praticar um esporte.

Ram Muay

Uma das características do Boxe Tailandês, que contribui para torná-lo mais atraente, é o acompanhamento musical(música ao fundo). Uma outra particularidade é o ritual executado pelos lutadores antes do início do combate. Uma orquestra composta de tambores, címbalos e flautas de Java acompanha a luta ritmadamente. É importante que cada um dos músicos conheça bem o boxe Tailandês . O ritual que antecede a luta(Ram Muay) é executado de acordo com as antigas tradições. Inicialmente, o boxeador cumprimenta o público, fazendo uma reverência e mantendo as mãos acima da cabeça. Os técnicos recebem saudação semelhante. A seguir, serão executados movimentos lentos, semelhantes aos de uma dança que, em verdade, simbolizam os movimentos do Boxe Tailandês. Traduzido de maneira grosseira, Ram Muay significa "afugentar o medo do coração" e a principal finalidade desta apresentação é a de que o boxeador se concentre para a luta. Todo este ritual pode durar alguns minutos e aqueles que tiverem bons conhecimentos de Boxe Tailandês estarão aptos a reconhecer a que escola o boxeador pertence, após ve-lôs executar estes movimentos. Após cada um dos lutadores ter terminado seu ritual , se dirigem para cantos opostos do ringue , onde receberão as últimas instruções do treinador e do segundo. A seguir , esperam que soe o gongo. Pouco antes do início da luta, os boxeadores retiram as testeiras (Mong-Kon) de suas cabeças, usadas durante o ritual e que fazem parte da vestimenta tradicional.

Jiu Jitsu

O Jiu-Jitsu, que significa "arte suave", é considerado a luta mais abrangente que existe. Pois nela há uma grande variedade de técnicas, tais como golpes traumáticos, golpes nas articulações e estrangulamentos.

As bases fundamentais para um Jiu-Jitsumen é a destreza, a rapidez e a flexibilidade. Sem requerer tanta força bruta. Esta luta movimenta todos os músculos do corpo e lança a jogo toda a atenção (mente) e sangue, frio. É uma luta que não necessita o uso de força, pois utiliza sistemas de alavancas e desequilíbrios, assim o lutador aproveita a força e o movimento do próprio adversário para executar seus golpes.

Uma das vantagens práticas desta luta é que ela auxilia o desenvolvimento da inteligência, incute audácia, coragem, confiança na própria força, agilidade e resistência a dor.

No Mundo, é Conhecido como "Brazilian Jiu-Jitsu". Um sistema desenvolvido pela família Gracie, que trouxe o Jiu-Jitsu para cá, na qual aprimorou as técnicas vindas do Jiu-Jitsu japonês, modificando alguns movimentos e tornando-os mais eficientes. O "Brazilian Jiu-Jitsu" é considerado o melhor estilo de Jiu-Jitsu entre todos os existentes.

E por possuir muitas técnicas, o lutador de Jiu-Jitsu se torna imbatível, vencendo com grande facilidade seus adversários, não importando quais sejam os seus estilos de luta.

A lenda dos Oito Imortais Bêbados

A lenda conta que existiam oito imortais que dedicavam o tempo na prática da meditação. Combinavam as técnicas antigas de Yoga Chinesa (Kai Men/ Chi Kung) obtendo habilidades extraordinárias.
Por lei natural se tornaram peritos no Kung Fu. Desenvolveram técnicas muito avançadas como o estilo do bêbado. Também trabalharam o poder interno para dominar perfeitamente o desequilibro; foram oito grandes mestres que dominaram o controle da energia (Chi Kung em seu nível mais avançado).
Dentro deste grupo havia uma monja que era hábil no manejo de todas as técnicas de pernas- técnica que se desenvolveu através da Chi Kung marcial. Este estilo foi levado ao templo Shaolin para ser ensinado aos alunos mais avançados.
Após a destruição do templo Shaolin, vários monges escaparam e se esconderam em aldeias, e para não serem reconhecidos trocavam seus nomes e se vestiam como mendigos. Em cada aldeia deixavam ensinamentos que os aldeões os melhoravam adaptando a seus costumes e estruturas físicas. Dentro destas transformações nasce o estilo do bêbado do sul da China, que não é tão vistoso e sim efetivo na luta; nesse momento nasce o bastão do mendigo do sul, nome dado em honra a um monge que caminhava pelas aldeias fazendo-se passar por mendigo cego e que ademais manejava seu bastão com grande habilidade.
O estilo do bêbado, com o tempo foi aperfeiçoando uma vez que perdia sua essência por ser um estilo difícil de aprender e executar. E nós todos estamos aptos para esta tarefa, já que é necessário uma preparação física, mental e espiritual muito refinada.

Este estilo se destaca pela habilidade de enganar o inimigo utilizando o desequilíbrio, giros, saltos, esquivas e acrobacias, utilizando a força do oponente confundindo-o. As técnicas são utilizadas com energia interna desde o Tan Tien, força da cintura, quadris e ombros, que se combinam para lançar um golpe de punho e pernas seguido de rasteira.
A finalidade deste estilo é manter nosso corpo em bom estado físico para transformar e armazenar energia (Chi) que depois é usada em níveis espirituais mais avançados.
À prática do estilo do bêbado é um conjunto de técnicas altamente refinadas, e por isso é considerada como de maior alcance do plano físico. Com a prática são realizadas transformações físicas sobre os órgãos internos e glândulas endócrinas. Nosso corpo se converte em um depósito de energia que eleva o ser humano em seu nível mais alto de consciência.
Através de exercícios de Chi Kung começamos a canalizar a energia e a encontrar a conexão com a glândula para o desenvolvimento do feto imortal. A força vital do praticante depende basicamente das glândulas mencionadas, com a prática se incrementa o fluxo de hormônios fortalecendo assim o sistema imunológico. A energia sexual (criativa) melhora limpando e fortalecendo os órgãos.
Isso é muito importante para ter órgãos fortes e desintoxicados, a prática ajuda a eliminar toxinas, os resíduos e converter a gordura nas raízes do tecido conjuntivo em energia (Chi). Atualmente existem estilos modernos do bêbado que foram simplificados do estilo antigo para facilitar a aprendizagem. Técnica do Bêbado (Chui Pa Hsien).

Estilo Macaco

Originalmente, o estilo Macaco era chamado de Tai Shing, criado por um lutador do Norte da China, Kou Sze. Kou Sze passara 8 anos detido pelos militares da época, confinado em uma prisão, cercada por macacos selvagens, dos quais observou as características de luta, combinando-as com movimentos de outro estilo, o Tei Tong (estilo do norte da China) e criando o Tai Shing.
O Tai Shing é um estilo cheio de artimanhas, necessita muita habilidade e é extremamente poderoso, apesar de ser um estilo com movimentos “brincalhões”. Por estas características se tornou um estilo não comum e não ortodoxo nas artes marciais. O Tai Shing é caracterizado por cinco estados: bêbado, perdido, pedra, madeira e macaco levantando. Outro estilo do Norte da China, o estilo Pek Kwar, criado por Ma Chi Ho (Pek Kwar significa punho de machado em chinês), dá ênfase á parte superior do corpo, com forte treino dos braços e punhos.

Os dois estilos, Tai Shing (do mestre Kuo Sze) e Pek Kwar (do mestre Ken Yung Kwai) sofreram uma fusão, originando o estilo Tai Shing Pek Kwar, tendo como seu primeiro grande mestre, Ken Tak Hoi, que estudara com Kou Sze e Ken Yung Kwai. Dando continuidade á linha do Tai Shing Pek Kwar, destaca-se o grande mestre Chan Sau Chung, apelidado “Macaco Rei”, devido á sua habilidade técnica e ás suas demonstrações de formas do estilo Macaco. O grande mestre Chan Sau Chung possui 54 anos de experiência em Kung Fu, sendo o responsável direto pela formação de Hong Kong Kung Fu Association, fundada em 1977.

É também uma figura de destaque em campeonatos e torneios de desafio, tendo formado grandes campeões de torneios como o Southeast Asian Open Martial Arts Tournament e o Hong Kong Top Boxer. A participação de mestre Chan Sau Chung vai além dos torneios, pois realiza demonstrações em outros países, dentre os quais Estados Unidos, Taiwan, Coréia, Canadá e Malásia. Também participa de filmagens e programas de televisão e tem matérias em revistas e livros de Kung Fu.

Características do Estilo:
O estilo Macaco traz em seus movimentos a utilização das características e do espírito do macaco. Em suas técnicas, há constante alteração no balanço do corpo, com rápidas trocas de posturas, com posições altas e baixas, sendo necessárias muita flexibilidade e força de explosão do praticante. Há a utilização de garras, punhos, pernas (chutes altos e rasteiros), pulos, torções. É dado destaque para uma técnica tradicional em que o praticante do estilo Macaco aplica um ataque subindo no adversário, sempre visando pontos contundentes. Há a prática de mais de cem formas, contando as formas com o corpo, com e sem armas, sendo que, com exceção ao seu punho tradicional, as armas têm sempre uma ligação e um fundo referente a histórias chinesas. No aprendizado podemos destacar o ensino de armas como o san tie kwan (bastão de 3 seções), kwan do (arma longa de corte), facões, espadas, bastão, caneta (objeto pontiagudo com pequena argola na qual se passa um dedo) e martelo (massa).